Profissão Educador: Uma Missão Impossível?

Detentores do ConhecimentoDetentor da informação, transmissor de conhecimentos e do saber. Um guia, orientador: mestre.

É com esta visão poética e um tanto romântica que muitas pessoas são movidas a tornarem-se um professor.

Ainda na época em que existia magistério, aprendi com o construtivismo que o professor é um mediador, facilitador, construtor de indivíduos críticos e cidadãos participativos na sociedade e que sua principal missão era fazê-los aprender a aprender.

Lembro que discutíamos calorosamente a desvalorização do profissional e a confusão que os pais fazem, ao deixarem de educar os próprios filhos (ensinando o respeito e impondo limites) pensando que esta seria não apenas a função, mas obrigação do professor.

Alguns anos se passaram e fico imaginando o esforço de um educador que percebe, ao iniciar uma nova matéria, que seus alunos já tiveram acesso ao conteúdo na internet. A teoria de “detentor das informações” numa hora dessas foi esmagada por um rolo compressor (ou melhor, pelo google). Por outro lado, essa ferramenta pode ser utilizada com sucesso na parte de aprender a aprender, atualizar-se  e ser autônomo, independente ao buscar informações. Ou não?

E a construção de indivíduos críticos, cidadãos participativos na sociedade? Em uma sociedade que nem os pais são respeitados, como é possível, de alunos desinteressados, rebeldes e apáticos, construir cidadãos críticos, participativos e atuantes na sociedade?

Essa visão teórica seria uma ilusão quando trazida à realidade atual ou ainda é possível ser um agente transformador, um guia, um orientador: o tão admirado mestre-professor?

Nesta publicação estaremos entrevistando alguns professores que mantêm essa visão apaixonante da área e enfrentam tudo porque acreditam em sua vocação, influência e responsabilidade e não descansam até cumprirem sua missão!

Enquanto isso, o espaço está aberto para comentários: ser professor é uma missão impossível?

preciso de ajuda...

Explore posts in the same categories: Polêmicas na Educação

Etiquetas: , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “Profissão Educador: Uma Missão Impossível?”

  1. Ana_Augusta Says:

    Quando eu estava escrevendo esse post, lembrei na hora daquela série do Magaiver, PROFISSÃO PERIGO…

    Quem não lembra do cara que sempre escapava das situações mais difíceis com muita criatividade e efeitos especiais? Ele fazia umas coisas tão impossíveis que chegavam a ser hilárias!!! Pasta de dentes que vira bomba, canivete que faz tudo e coisas do tipo… rsrs

    Mas os professores, principalmente da rede pública, também dão uma de Magaiver às vezes…

    Missão Impossível ou Profissão Perigo??? Acredito que a criatividade dos professores para despertar interesse, motivar, dar um jeito de se virar com os recursos disponíveis e a exposição que eles sofrem à violência pode ser um tema abordado em um próximo tópico….


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: