Quem Quer Ser Um $$MILIONÁRIO$$?

Pode ser que a intenção desse filme tenha sido mostrar que as coisas acontecem por obra do destino. Mas eu vejo de uma forma totalmente diferente.

Dois irmão que cresceram juntos, sozinhos, passando por inúmeras dificuldades, fizeram escolhas e tomaram atitutes totalmente diferentes. No decorrer do filme, quando eles se separam e suas vidas tomam rumos opostos, isso fica bem mais evidente.

Jamal, o protagonista, cresce sem nunca desistir dos seus sonhos, por mais impossíveis e improváveis que eles pudessem parecer.

Como um menino que viu sua mãe ser morta, cresceu nas favelas, morou no lixão, enfrentou todos os tipos de dificuldades e não perdeu o foco e nem deixou de lado valores importantes como fidelidade e honrar sua palavra?

Como pode ele não ter entrado no mundo do crime, sendo tão acessível a ele e parecendo ser o caminho mais fácil?

Como um rapaz que nunca foi à escola e nem cursou uma faculdade, pode estar a uma pergunta de vencer o prêmio máximo de 20 milhões de rúpias de um programa de telvisão como “O Show do Milhão”?

O filme inicia com essa grande pergunta, quando um capanga contratado pelo dono do show tortura Jamal a fim de que ele confesse que está trapaceando.

Mas o que eles estão prestes a decobrir é que Jamal é um guerreiro, não desiste nunca e aproveitou todas as oportunidades e experiências vividas para aprender.

Nesse ponto, voltamos para uma discussão colocada no nosso fórum Jovem Nota 10, onde pergunto se a universidade por si só pode garantir o sucesso ou qualificação. Hoje, com a grande oferta de escolas que existem por aí, é muito fácil ingressar em uma universidade. É fácil passar de ano e concluir o curso. É fácil pregar o diploma na parede. O difícil é ter aprendido. O difícil é ter se mantido interessado e absorvendo tudo que é transmitido pelos professores. Difícil é ser diferente e ficar mais tempo pesquisando, estudando, lendo livros ao invés de acompanhar o embalo da galera.

E o que as pessoas também esquecem é que o aprendizado não está restrito à sala de aula (seria desnecessário falar isso, considerando que hoje a informação é acessível a todos). Mesmo assim, me refiro ao aprendizado trazido de experiências vividas, de convivência, troca, interesse e curiosidade em aprender.

Jamal aproveitou todas as oportunidades, situações e tragédias vivenciadas para aprender algo. Jamal nunca desistiu de lutar. Jamal nunca duviou que seus sonhos seriam realizados e fez a parte dele.

Talvez seja mais atrativo para o público, atribuir essa conquista ao destino: você já percebeu como as pessoas alimentam isso, esperando ganhar na loteria e vivendo não de sonhos, mas da ilusão de que suas vidas irão mudar de um dia para o outro, como um passe de mágica?

Talvez não seja atrativo ao público, colocar uma alternativa E) Ele é um vencedor. Talvez não seja atrativo ao público, chamar a atenção para tantos sacrifícios e escolhas difíceis que ele teve que fazer.

Hoje podemos conhecer muitos jovens que como Jamal, são guerreiros, perseverantes e conquistadores. Jovens que renunciaram amizades, facilidades, e até família em busca de seus sonhos. Jovens que desafiaram o destino e fizeram o improvável acontecer. Jovens que se ainda não conquistaram, é certo que conquistarão, pois escolheram a alternativa E, uma alternativa que não existia em suas vidas, até que suas atitudes fizeram com que ela aparecesse.

Esses jovens fazem parte da Força Jovem.

Esses jovens, além de terem suas vidas transformadas, lutam para que outros tenham essa mesma transformação.

Você pensa que está sem alternativas?

Junte-se a nós e escolha ser um vencedor.


www.forcajovemuniversal.com.br/

Explore posts in the same categories: Conquistas, Faça Acontecer, Polêmicas na Educação

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: