Qual é Sua Vocação?

Sem saber qual carreira seguir?

Dificuldades em escolher sua profissão?

Já tem sua profissão mas não consegue emprego?

Neste sábado a partir das 11:00 horas estaremos no Pátio do Colégio realizando testes vocacionais e teremos psicólogos e gestores em recursos humanos de prontidão para orientação e explicações de como montar um currículo e como comportar-se em uma entrevista de emprego.

Não perca a oportunidade!

Aproveite para saber qual a diferença entre orientação e teste vocacional em um texto escrito por Felipe Queiroz, um dos psicólogos que estará sábado, prestando atendimento.

Realização:


Porque Ter Consciência Jovem é Ser Nota 10


Orientação Vocacional e Testes Vocacionais

Orientação Vocacional ou Profissional é um trabalho desenvolvido, de modo geral, por profissionais voltados para a área de Educação (pedagogos ou psicólogos).

Basicamente, esse trabalho consiste em fazer com que os candidatos pensem, reflitam e conheçam as diversas facetas existentes de uma profissão/emprego a fim de ajudá-los a definirem prioridades no momento de fazer a escolha, como: pressão familiar, vagas no mercado, remuneração, gosto ou admiração, influencia de amigos, entre outros.

O trabalho é feito em pequenos grupos que são formados buscando-se características homogêneas dos candidatos, isto é, considerando-se pontos comuns dos usuários desse serviço (como idade, ou ano escolar).

O ingresso de novos participantes é, geralmente, permitido somente até o segundo encontro, uma vez que o grupo tende a se consolidar e constituir uma identidade, o que o configura e torna o trabalho voltado para as necessidades expressadas. É permitida apenas uma falta por participante durante as sessões.

As sessões giram em torno de dinâmicas que incitam pensamento lógico e/ou abstrato, autoconhecimento, avaliação de sua história de vida, exposição dos medos e conflitos e reflexões sobre algum aspecto que envolva escolha ou características do mundo do trabalho ou graduação.

Todo o trabalho é planejado encontro após encontro, não há um cronograma pré-definido de atividades a serem realizadas, uma vez que as necessidades ou car6encias de um grupo de pessoas pode ser diferente da de outro grupo, mesmo a idade ou a escolaridade sendo a mesma.

Os testes, por sua vez, são instrumentos que ajudam a avaliar e verificar padrões de personalidade e/ou inteligência nos usuários.

A partir da obtenção desses dados, informações de profissões que podem se encaixar ao perfil do usuário são fornecidas.

Entretanto, não há teste psicológico que seja totalmente eficiente e que garanta resultados literalmente exatos. As chances de eficácia diminuem mais ainda quando esses são usados sem os precedentes de orientação, podendo-se tornarem agentes do engano.

Há ainda o Aconselhamento Profissional, um serviço diferenciado que é voltado para a recolocação de pessoas que desejam trocar de área ou redefinir sua função (posição) no mercado. Geralmente é oferecido por profissionais de Recursos Humanos.

Explore posts in the same categories: Cidadania Jovem, consciência jovem, Dicas Úteis, Eventos, Faça Acontecer, Incentivo

Etiquetas: , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: