Jovens de Sucesso: Giovanni Andrade

Giovanni Andrade saiu da casa de seus pais muito jovem, mas não foi em busca de grandes conquistas.

Foi através de sua luta diária para sobreviver que descobriu seu espírito de guerreiro e seus talentos como pugilista. Hoje é o atual campeão mundial de boxe.

Acompanhe trechos de sua entrevista para o blog do jornalista Gabriel Leão:

Você teve uma passagem de mais baixos do que altos antes do pugilismo. Conte o que aconteceu em sua vida antes de conhecer a nobre arte.

Fugi do norte ainda muito jovem com a esperança de vir a São Paulo. Pensava em comprar algo para minha mãe e retornar para a Bahia, mas a verdade foi outra. Aqui eu tinha uma senhora que conhecia minha família e fui para sua casa no Bom Retiro, mas ela retornou para a Bahia e eu fiquei sem moradia. Sem ninguém aqui em São Paulo sofri muito cara, fui atropelado, fiquei no hospital jogado, fui espancado, apanhei da policia, escapei da morte por diversas vezes, até encontrar o senhor Baltazar que era treinador do Centro esportivo do Tatuapé, ele me ensinou tudo da vida. Como não tinha moradia, dormia no chão da academia, ele me dava comida, dinheiro, roupa e carinho de um pai. Ao seu lado ganhei o primeiro titulo amador no torneio estimulo Kid Jofre de 1989, ajudando o Tatuapé a conquistar o torneio da competição por equipe

Você se envolveu com as drogas?

Sou uma pessoa iluminada cara, os meus amigos me ofereciam, mas nunca tive interesse em drogas, os meus amigos que usavam em sua maioria estão mortos hoje.

Como entrou para o pugilismo?

Busquei praticar a nobre arte mais com a preocupação de me defender, vivia sozinho, sem família nessa selva de pedras e depois aprendi que o boxe era uma esporte de carreira no qual poderia encontrar uma saída e dar um rumo para minha vida.

Você tem ídolos no esporte?

Não tenho, somente admiro alguns deles. Ronaldo Nazário “O Fenômeno” é um grande guerreiro, não desiste nunca, passou por humilhações, sofreu lesões, e está aí para demonstrar força e determinação, e poderá brilhar em uma copa do mundo.

Fale sobre o seu projeto para ensinar o esporte para crianças de baixa renda?

Estou envolvido em 2 projetos de boxe. Atuo com a equipe da secretaria municipal de esportes, que o secretário Dr.Walter Feldman, após um pedido formatou um projeto para tentar salvar o nosso pugilismo, uma modalidade olímpica com chances de conquistar um grande números de medalhas na competição tanto que Cuba tem expressiva contagem de medalhas somente no Boxe. O pugilismo da secretaria conta com 8 unidades e acredito que em mais ou menos 1 ano teremos boxeadores campeões.
A 2ª iniciativa com a Força Jovem Brasil apresenta mais de 70 mil jovens. Nesse projeto acredito que já passamos das 100 modalidades e será um dos maiores do pais, porque estamos em todos os estados, eu sou o líder do estado paulista. Participamos agora da virada esportiva 2009, no Parque Ecológico do Tietê , temos o apoio do Governo Federal, governadores, e em São Paulo, temos parceria com a secretaria municipal de esportes.

O comportamento dessas crianças foi influenciado pelo esporte?

O esporte já demonstrou que é uma ferramenta de cunho social, o esporte socializa o indivíduo, aumenta a auto-estima. Você vê a alegria de um garotos de favelas ganhando uma medalha , os olhos deles brilham, temos vários atletas que tiveram suas vidas transformadas através do esporte e eu sou um deles, hoje tenho minha casa própria, tenho meu automóvel, sou universitário , conheço quase o mundo inteiro viajando para lutar e levar lutadores , que é o meu 2° ofício, levo brasileiros e argentinos para boxear mundo afora. Vários brasileiros moram hoje no exterior com minha ajuda, dentre eles esta Antonio Mesquita que mora em Las Vegas, o Árabe Brasileiro Mohamed Said.”

Giovanni Andrade não é apenas um lutador de sucesso dentro do ringue, mas na vida, na persistência e na sua vontade de dar às pessoas aquilo que do esporte, recebeu: auto estima, esperança e uma nova perspectiva de futuro.

Giovanni Andrade também é voluntário Força Jovem Brasil, coordena o Projeto de Esportes em todo estado de São Paulo. Giovanni é um Jovem Cosciente:

Explore posts in the same categories: Cidadania Jovem, Esportes, Eu Sou Nota 10, Quem Somos Nós?

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: