Gentileza, Favor ou Compromisso?

É para manter a ordem e boa convivência, que leis são criadas.

Portanto, todos temos direitos e deveres, principalmente quando trabalhamos com vendas de produtos e serviços.

Empresas de excelência ensinam em seus treinamentos, que quando ocorrem reclamações, os procedimentos devem ser:

  • ouvir atentamente a reclamação;
  • agradecer (afinal a reclamação espontânea de uma pessoa pode ser o motivo pelo qual muitas estão insatisfeitas e portanto, não retornando);
  • assumir a responsabilidade pelo erro,
  • desculpando-se
  • e resolver o problema prontamente e até, fazer algo para compensar o cliente.

Essa é uma atitude não apenas ética, mas primordial para quem reconhece que em cada reclamação existe a oportunidade de correção e melhora, aperfeiçoamento dos serviços prestados ou produtos vendidos.

Essa é atitude de empresas que valorizam o cliente e sabem que precisam conquistá-lo para manter-se de portas abertas.

Essa é a atitude de empresas que reconhecem seus deveres.

Deveres esses também assegurados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Segue um vídeo engraçado que trata da insatisfação de um cliente da United Airlines que teve, durante um vôo, seu violão de US$3.500,00 danificado pelos funcionários que despacham a bagagem.

Após 9 meses tentando resolver o problema (sem resultados), ele decidiu escrever 3 músicas contando sua experiência.

O resultado? Apenas 48 horas depois de colocado o 1º vídeo no youtube e ter sido visto mais de 150.000 vezes, passou na CNN, a United entrou em contato para resolver o problema. Tarde demais…

Com certeza o prejuízo gerado para a empresa com a repercução deste vídeo não se compara ao trabalho e investimento em: dar atenção à reclamação, agradecer, desculpar-se, resolver e compensar…

Saber nossos direitos e deveres é ter Consciência Jovem

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