1º Simpósio Universitário Jovem Nota 10 Campinas

1º Simpósio Universitário

Fonte: www.forcajovemuniversal.com.br

Com o objetivo de abrir a visão dos jovens em relação ao mercado de trabalho, o projeto Jovem Nota 10 realizou no último Domingo, o 1º Simpósio Universitário em Campinas.

Palestrantes graduados, atuantes na área educacional foram as grandes referências do evento.As primeiras informações que um jovem deve ter ao escolher sua graduação é se auto conhecer e identificar suas habilidades e suas preferências.

A Profª Carolina Nascimento, Coordenadora de Psicologia da Universidade FAC, compartilhou uma experiência pessoal importantíssima com os jovens presentes. Ela estava em dúvida entre qual carreira desejava escolher e tinha uma dúvida cruel: ser médica ou ser advogada?

Ela passou um dia ao lado de um médico para conhecer as rotinas dessa profissão e numa outra oportunidade, passou um dia ao lado de um advogado também com o mesmo intuito. Conclusão: Ela decidiu que não queria nenhuma das duas profissões; a idéia que ela tinha de ambas era totalmente diferente da realidade vivenciada por esses profissionais. Foi ressaltado que é um grande erro escolher uma graduação apenas pela necessidade da empresa em que trabalha ou por opção dos pais. Por isso que é interessante serem analisadas as habilidades que a pessoa tem para que as mesmas sejam agregadas à carreira que pretende seguir.

Em outro momento do simpósio foi realizada a seguinte pergunta pela Profª Rosangela Dowe, graduada em eletrônica pela Fundação Bradesco e atuante no ensino do idioma Inglês na escola de idiomas FISK: “Quem deseja um emprego numa empresa de porte multinacional, com um excelente salário, ótimos benefícios, com um cargo de ocupação excepcional?” Todos os jovens levantaram suas mãos. “Muito bem. A vaga de emprego citada requer que o candidato tenha fluência em pelo menos dois idiomas. Quem se enquadra no perfil da vaga?” Ninguém levantou as mãos.

É exatamente isso que ocorre nos dias atuais: todos querem uma grande oportunidade no mercado de trabalho, mas não investem em si próprios para se prepararem para conquistar as oportunidades tão sonhadas.

Para finalizar, foi ressaltada que o Ensino Superior e a fluência de pelo menos um segundo idioma são indispensável para que o jovem possa alcançar o sucesso no atual mercado de trabalho.

Explore posts in the same categories: Cidadania Jovem, consciência jovem, Eventos

Etiquetas: , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: